Infraestrutura Administrativa e de Ensino e Pesquisa do PPGESE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE disponibiliza para o Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas de Energia (PPGESE) ampla estrutura, composta por sala para docentes, sala de pesquisa para discentes e demais dependências para o bom andamento do programa. O PPGESE terá sua sede administrativa na Unidade Acadêmica do Cabo do Santo Agostinho (UACSA) também conhecida como Campus das Engenharias. O vídeo institucional de apresentação do Campus pode ser acessado através do link: https://youtube.com/c/UACSACampusdasEngenharias.

Demonstrativo da Infraestrutura disponível para o PPGESE
Demonstrativo da Infraestrutura disponível para o PPGESE.

 

Infraestrutura Administrativa do PPGESE

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas de Energia (PPGESE) por ser parte integrante da estrutura multicampi da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), tem a sua disposição uma ampla infraestrutura composta por diversos ambientes para realização de atividades acadêmicas e de pesquisa. Os espaços são de uso compartilhado e destinam-se as aulas, cursos e eventos compostos pelas seguintes instalações:

  • Salas de aula;
  • Laboratório de Informática;
  • Laboratórios Multiusuário;
  • Salas de videoconferência;
  • Biblioteca;
  • Salas de estudo e apoio;
  • Laboratórios acadêmicos e de Pesquisa.
  • Auditórios para Realização de eventos;
  • Sala de apoio: sala próxima ao auditório, que pode ser utilizada para apoio de organização ou acesso à internet.

A UFRPE também disponibiliza uma área exclusiva para a instalação de centros e institutos de pesquisa, além dos espaços para condomínio empresarial, para incubação e para pré-incubação e empresas juniores.

Como ponto de destaque tem-se a criação do Campus Avançado Estação SUAPE de Sustentabilidade (ESUS) junto ao Polo Industrial de SUAPE que tem em sua estrutura física espaços para condomínio empresarial, para incubação e para pré-incubação e empresas juniores e também contempla espaços para a realização de pesquisa e aulas das disciplinas meadas entre Universidade-Empresa.

Como exemplo, de case de sucesso de inserção e atuação ativa da UFRPE na região podemos destacar: (http://www.ufrpe.br/br/sustentabilidade) e (http://www.ufrpe.br/br/content/ufrpe-e-suape-firmam-parceria-para-desenvolvimento-de-projetos-acad%C3%AAmicos-na-%C3%A1rea-ambiental).

 

Infraestrutura de Ensino e Pesquisa do PPGESE

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mantém um total de 45 cursos de Graduação e, com o Programa de expansão das Universidades Federais, a UFRPE aprovou três Unidades Acadêmicas, a de Garanhuns (implantada em 2005), a de Serra Talhada (implantada em 2006) e a do Cabo de Santo Agostinho (implantada em 2014) e de Belo Jarmi (implantada em 2020). Toda essa inserção tem se transformado num grande diferencial. Os últimos números de aluno equivalente apresentados pelo Ministério da Educação (MEC) mostram um crescimento diferenciado da UFRPE em relação à média de crescimento das demais IFES no país. Esse indicador do MEC reflete a atuação da Instituição em Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado).

Nesse contexto, a UFRPE iniciou suas atividades de Pós-Graduação em 1973 com a criação do Mestrado em Botânica. Evoluiu em 1975 e 1976 para os Mestrados em Fitossanidade e Ciência do Solo, respectivamente. Nos últimos cinco anos a Pós-Graduação na instituição tem crescido, em média 8,5 %. Hoje, já possui 56 cursos de mestrado e doutorado nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências Exatas, Administração, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ensino de Ciências. Tem uma forte vocação para as Ciências Agrárias, principalmente para a subárea das Ciências Agrárias I, onde se localizam oito Programas. Todas essas novas recomendações da CAPES para novos Programas de Pós-Graduação têm participação efetiva de doutores das Unidades Acadêmicas dos novos campis. Os Programas de Pós-Graduação têm atuado em linhas de pesquisa consolidadas, contextualizando áreas de pesquisa que muito tem contribuído para o desenvolvimento do Estado de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil e estando em consonância com o Plano Institucional em termos do desenvolvimento da infraestrutura de pesquisa, apresentando seus objetivos estratégicos em relação à pesquisa e pós-graduação e justificando as prioridades estabelecidas com base no diagnóstico institucional.

É válido resaltar que apesar do vasto portfólio de Programas de Pós-Graduação na UFRPE bem como na Região do Cabo do Santo Agostinho apresenta um déficit de ofertas de PPG, principalmente, em áreas estratégicas para soberania e fortalecimento da Indústria. Sendo este um dos principais fatores para criação e proposição da abertura do PPGESE.

A UACSA por estar inserida no Polo Industrial de SUAPE permite e ter por vocação a interação Universidade-Empresa, com um relacionamento estreito com laboratórios e centros de pesquisa facilitando a interação interinstitucional e o reforço da atividade de ensino e pesquisa aplicada no PPGESE, assim reforçando as capacidades existentes ao invés de simplesmente duplicar os laboratórios e equipamentos.

No decorrer desta seção apresenta-se uma breve descrição dos laboratórios disponíveis para serem utilizados nas P&D+I do PPGESE.

 

Laboratório Multiusuário de Geração Distribuída (LMGD)

O laboratório será equipado com um simulador em tempo real (OPAL-RT), fonte amplificadora de potência e relés de proteção. Nesse laboratório é possível interconectar o simulador em tempo real com outros dispositivos físicos em malha fechada como, por exemplo, painéis solares, mini-turbinas eólicas, elementos de armazenamento de energia, conversores, relés de proteção, entre outros, de modo que os estudos são realísticos, ficando com um sistema completo para simulação de sistemas elétricos de potência, automação e controle. Essa conexão de dispositivos de maior potência junto ao simulador em tempo real funciona, inclusive, não só como fonte, mas como elemento armazenador de energia.

Laboratório de Energias Renováveis e Eletrônica Industrial

Esse laboratório é composto por plantas de energia solar e eólica voltadas para o estudo, pesquisa e capacitação profissional nessas duas importantes formas de energia renováveis. Além disso, o laboratório é composto por bancadas de estudos em temas de eletrônica de potência com possibilidades de diversos tipos de estudos.

Laboratório de Instalações e Medidas Elétricas

O laboratório de instalações e medidas elétricas contém diversas bancadas voltadas para a análise, estudo e capacitação profissional em diversos tipos de instalações e medidas elétricas como, por exemplo, bancadas de estudos de sistemas de instalações prediais. Esse laboratório é usado para disciplinas regulares, assim com para cursos de capacitação profissional.

Laboratório de Máquinas Elétricas

Esse laboratório contém bancadas de estudo, análise e capacitação profissional em diferentes tipos de máquinas elétricas. Nessas bancadas é possível analisar motores e servo motores elétricos submetidos a diferentes condições de carga, rotação, etc. O laboratório, além de ser utilizado nas disciplinas regulares, é também demandado para cursos de treinamento e capacitações profissionais. 

Laboratório de Instrumentação, Automação e Controle (LIAC)

O laboratório de instrumentação, automação e controle contêm diferentes bancadas que permitem desenvolver o estudo, análise e capacitação profissional em diversos sistemas de automação e controle utilizados nas indústrias. O laboratório possui uma moderna bancada de treinamento em indústria 4.0, permitindo explorar os principais conceitos e aplicações desse tema. Além disso, o laboratório é equipado com diferentes bancadas de para o estudo e treinamento em CLP (Controlador Lógico Programável) e aplicações no controle de fluxo, nível, temperatura e velocidade, variáveis que muitas indústrias necessitam controlar.

Laboratório de Prototipação

Esse laboratório é equipado com impressora 3D, máquina prototipadora de circuitos e placas elétricas e demais componentes necessários para o desenvolvimento de soluções customizadas. O laboratório serve de apoio para os projetos dos diferentes grupos de pesquisa do nosso Campus e para as ações das empresas juniores instaladas em nossa Universidade.

Laboratório PLASTLAB

Esse laboratório tem foco em realizar ensaios mecânicos de materiais poliméricos, metálicos e cerâmicos. Além disso, o laboratório também possui a capacidade de realizar síntese e processamento de materiais poliméricos. Nesse laboratório temos uma máquina universal de ensaios mecânicos, estufa de secagem de pintura (1000 litros), máquina de impacto, máquina para ensaio de dureza Rockwell, microdurômetro digital, centrífugas, viscosímetro, banho ultrassônico com aquecimento, destilador de água, agitador magnético, pirômetro), balança eletrônica e termo higrômetro.

Laboratório de Metrologia

O laboratório de metrologia possui diversos equipamentos voltados para o ensino e capacitação profissional nas tradicionais técnicas metrológicas. Esse laboratório é composto por um perfilômetro óptico, diversos tipos de paquímetros e micrômetros (digitais e analógicos), corpos de prova, etc. Nesse laboratório podem ser realizadas análises dimensionais e desenvolvimento de estratégias de confiabilidade para sistemas mecânicos.

Laboratório de Refrigeração

Esse laboratório está equipado com bancadas de refrigeração por compressão de vapor, capazes de desenvolver ensaios e condições operacionais para avaliação de COP de máquinas e parâmetros de otimização para aumento de eficiência. Os equipamentos permitem variação de carga térmica, possibilitando simular diferentes condições de operação e investigação. Além disso, conta com softwares atualizados para simulação de máquinas térmicas atuando em diferentes condições. Tais estudos numéricos e práticos auxiliam nas avaliações termodinâmicas, termo-econômicas e ambientais com possibilidade de avaliação de ciclo de vida para produtos voltados a aplicação de resfriamento, refrigeração e conforto térmico.

Laboratório de Análise e Caracterização de Materiais

Esse moderno laboratório possui equipamentos avançados (tecnologias no estado-de-arte) voltados para uma detalhada análise e caracterização de diferentes tipos de materiais. O laboratório possui um microscópio eletrônico de varredura (MEV), espectrofotômetros UV-VIS, difratômetro de raio-x (DRX) e equipamentos de análise térmica em calorimetria exploratória diferencial (DSC). Esses equipamentos realizam caracterizações fundamentais para indústrias de diversos setores, entre os quais podemos citar o setor petroquímico e PET.

Laboratório NanoA

O Laboratório de Nanotecnologia Aplicada e Ambiental (NanoA) possui uma proposta interdisciplinar, envolvendo áreas de engenharia de materiais, química, física e meio ambiente, e viabiliza o desenvolvimento de nanotecnologias com aplicações estratégicas na solução de problemas industriais e ambientais. A utilização de novas rotas químicas de síntese de materiais nanoestruturados tem levado a obtenção de materiais apresentando formas anisotrópicas, que podem dar origem a novas propriedades e aplicações. Destacamos aplicações em: nanoestruturas  de  carbono (nanotubos, grafeno, nanofibras, carbon black) para reforço estrutural em compósitos poliméricos; novos materiais fotoluminescentes com potencial  aplicação em LED´s; estudo de materiais com propriedades de fotodegradação de poluentes; desenvolvimento de pigmentos cerâmicos; materiais de carbono ou cerâmicos para imobilização de enzimas e utilização no tratamento  de  efluentes  industriais; desenvolvimento e modificação de materiais para fabricação de sensores de controle industrial e ambiental;  materiais catalisadores para produção de hidrogênio e para processos de oxidação de compostos voláteis orgânicos. O laboratório possui um reator hidrotermal microondas, sonicador de ponteira, centrífugas, banho ultrassom, fornos tipo mufla, sistemas de agitação e chapas aquecedoras, capela de exaustão, pHmetro de bancada, estufas de secagem, balanças analíticas de precisão, rotoevaporador e sistema de filtração a vácuo.

Laboratório de Óptica

O laboratório de óptica é focado em estudos na área de óptica não linear, comunicação óptica, caracterização e metrologia óptica de alta precisão. O laboratório possui um laser amplificado com largura espectral estreita, diferentes lasers de diodo, modulador espacial de luz e diversos componentes ópticos para montagem de ensaios e medidas de precisão.

Laboratório de Topografia

Esse laboratório tem como objetivo a realização de levantamentos áreas, delimitação de limites de propriedades, projetos de terraplanagem, cálculo de volumes, locações de obras, cadastro técnico de obras. Para isso, o laboratório de topografia possui estações totais, teodolitos, níveis topográficos e eletrônicos, trenas antropométrica e a laser e drone, além dos demais equipamentos que auxiliam um levantamento topográfico, tais como miras topográficas balizas, piquetes metálicos, etc.

Laboratório de Solos II

Esse laboratório pode caracterizar amostras deformadas e indeformadas em análise das características físicas e mecânicas dos solos: ensaios de granulometria, limites de consistência, umidade, compactação, densidade in situ, adensamento, cisalhamento direto e permeabilidade, fornecendo parâmetros básicos de projeto, seguindo normas da ABNT.

Laboratório de Pesquisas Ambientais

No laboratório de pesquisas ambientais serão desenvolvidas as atividades relacionadas ao tema de engenharia ambiental, atuando transversalmente nas áreas de engenharia civil, geotécnica ambiental e biologia.  Para isso, o laboratório tem estrutura física composta por estações de trabalho com mesa, cadeira, armário e computador além de mesa de reuniões, quadro branco e projetor e impressora.

Laboratório de Gestão de Engenharia em Projetos e Empreendimentos (LGEPE)

O LGEPE tem como objetivo desenvolver atividades relacionadas ao gerenciamento de projetos industriais e de construção civil, desde o assessoramento para os estudos de viabilidade, até a descomissionamento e recomposição de áreas degradadas. Para isso, o laboratório contará com estrutura composta por estações de trabalho com mesa, cadeira, armário e computador além de mesa de reuniões, quadro branco e projetor e impressora.

Laboratórios de Informática - UFRPE

Tem-se dois Laboratórios de Informática, totalizando 17 computadores. Destas 17 máquinas, 13 máquinas estão munidas com placas de vídeo da NVidia - Plataforma CUDA, dando subsídios para a pesquisa em computação paralela e de alto desempenho, as quais necessitam de grande poder computacional massivo. Enquanto que o segundo trata-se de um Laboratório Multiusuário, composto de 25 novas máquinas (workstation equipadas com placas gráficas da Nvidia - Plataforma CUDA), onde está sendo feito reformas com verbas de P&D+I (os equipamentos computacionais) em conjunto com verbas da UFRPE (reforma predial e garantia de infraestrutura de rede elétrica, rede lógica, refrigeração, mobiliário e segurança). Os laboratórios são equipados com: Dois Raques de 44u, Quatro Servidores DELL PowerEddge R230 13G, Um servidor da HP ProLiant G6, -Cluster Beowulf com 07 nodos, onde cada nodo é composto por processador i7 de 8 núcleos, duas placas NVidia - Plataforma Cuda (Modelos: GeForce GTX 480, GeForce GTX 580, GeForce GTX 980 e GeForce Titan Black), 32 GB de RAM e 4 HDs de 2TB em RAID.

Laboratório de Modelagem e Simulação Computacional - UFRPE

Laboratório composto por um cluster com 7 computadores contendo 14 placas Nvidia (modelos: GeForce GTX 480, GeForce GTX 580, GeForce GTX 980 e GeForce Titan Black) com a plataforma CUDA. Além desta infraestrutura, está sendo realizado a melhoria (compras já realizadas) de novos equipamentos, servidores e storage (conjuntamente com dois raques), custeados a partir de projetos de pesquisa e cooperação com o exército brasileiro com a UFRPE, para a implementação de um laboratório virtual em nuvem que irá disponibilizar aos corpos docentes e discentes um ambiente flexível e robusto para realização de suas atividades acadêmicas e científicas de forma remota e segura.

Oficina Mecânica da UACSA - UFRPE

Oficina mecânica de apoio para construção de protótipos tendo como destaque os seguintes equipamentos: 3 tornos mecânicos, um torno CNC, 2 fresadoras ferramenteira com leitor digital de coordenadas, 2 caixas redutoras para fabricação de engrenagens, 2 máquinas de solda mig-mag, 1 serra de fita, 1 serra de disco de bancada, 2 furadeiras de coluna, 1 cortadora de plasma, 3 relógios comparadores, 3 relógios apalpadores, bases magnéticas para os relogios, 2 jogos de calços retificados e temperados, 5 cabeçotes fresadoras 40mm, três cabeçotes fresadoras de 80 mm, fresas e demais acessórios.

Empresas Juniores e Incubadora

Uma Empresa Júnior (EJ) é uma associação mantida e organizada por estudantes de graduação, sob coordenação e orientação de professores e parceiros profissionais. Os resultados financeiros devem ser utilizados para empresa e não para pessoa física. Podem se destacar como principais objetivos de uma EJ: 1) aproximação dos estudantes com mercado de trabalho; 2) Simular rotinas diárias do setor produtivo; 3) Estimular o aprendizado prático na sua área de estudo e atuação; 4) Colaborar com a capacitação dos membros, principalmente das habilidades transversais e cognitivas; 5) Retorno em imagem institucional para a Universidade; 6) Desenvolvimento econômico e social de empresas participantes; 7) Evolução pessoal e acadêmica dos envolvidos.

Neste contexto, a UACSA conta com duas empresas juniores especializadas. Uma focada em engenharia de materiais (TETRAEDRUM JR) e outra empresa de engenharia multidisciplinar, com foco em projetos da área de mecânica, climatização, eficiência energética, engenharia civil, elétrica e eletrônica (POTENCIALIZE). Ambas estarão presentes em SUAPE para fomentar esse ambiente profissionalizante com objetivo de desenvolver uma incubadora de outras empresas para atender as demandas regionais e quem sabe nacionais.

A incubadora de empresas é uma forma de estimular o empreendedorismo. Ela fortalece e prepara as pequenas empresas com o intuito de fazê-las sobreviver no mercado. É um local que abriga esses negócios, oferecendo estrutura capaz de estimular, fornecer e agilizar a transferência de resultados de pesquisa para atividades voltadas à produção de produtos e fornecimento de serviços.

Dessa forma, o intuito será o de facilitar o processo de inovação e acesso a novas tecnologias nos pequenos negócios. As empresas que buscam as incubadoras, além de receberem suporte gerencial, administrativo e mercadológico, recebem apoio técnico para o desenvolvimento do seu produto ou serviço. Com isso, o empreendimento pode ser acompanhado desde a fase de planejamento até a consolidação de suas atividades com a consultoria de especialistas. Nesse contexto, a UACSA pretende montar uma estrutura de incubadora de empresas junto a Estação Suape de Sustentabilidade (ESUS).